Fortrop-Comércio & Exportação Ltda
   
Sua melhor escolha em equipamentos e serviços

Tecnologia em eletrônica e produtos de segurança 

             Sistema de tratamento de água de piscinas com sal

                 O sistema com sal é um excelente método para cuidar e tratar a água de piscina. .

Benefícios do sistema de água salgada para piscina 

Piscinas salgadas atualmente são exceções, contudo este método de tratamento está se tornando amplamente aceito. Na Austrália onde foi iniciado o uso há mais de trinta anos, 90% das piscinas usam este método. Diversos construtores e instaladores de piscinas estão agora adaptando este método em piscinas novas e em uso. Fabricantes de equipamentos estão percebendo e tendo que adequar seus produtos a esta nova tecnologia. Ele veio para ficar e alterar os costumes e hábitos obsoletos de tratamento.

Porque o sistema de água salgada tornou-se tão popular ?

Muitas pessoas que se consideram alérgicas ou sensíveis ao cloro não reagem praticamente ao cloro. O que está na realidade criando este problema do cloro ,quando na medida certa de uso, são os subprodutos e aditivos químicos incorporados ao produto industrializado. As mesmas pessoas que reclamam de reações alérgicas ao cloro, não experimentam nenhum problema em sistemas tratados com água salgada. A resposta não é a ausência de cloro. O sistema de água salgada cria seu próprio cloro puro e sem aditivos e subprodutos.

Qual é o custo beneficio do sistema de água salgada  para piscina ?

Muitas pessoas compram o sistema não só com o objetivo de economizar dinheiro. Eles compram pelo aumento de conforto da água tratada com este sistema para o usuário. Além disto o sistema se paga em 2 ou 3 anos  com a economia em produtos químicos e manutenção . A qualidade da água  é o melhor motivo para compra deste equipamento, afinal o importante de uma piscina é a água que se torna menos densa , pura e cristalina . Sem os inconvenientes dos tratamentos químicos que causam alergia, coceiras, cabelos esverdeados, irritação nos olhos, etc.O custo do equipamento em comparação ao custo total de uma piscina é as vezes irrisório , pessoas gastam R$ 50.000,00  ou mais para ter uma bela piscina então é justo que gaste R$ 3.500,00 para ter uma água de qualidade .Afinal das contas a melhor coisa da piscina é a água.

Qual é o lado negativo da piscina salgada?

O único problema real que vimos é o fato que muda a maneira de verificação e analise da água e as pessoas são geralmente contra  novas técnicas e demoram um pouco a se adaptar. É muito importante seguir cuidadosamente as orientações sobre a maneira de analisar e tratar a água. Algumas pessoas tiveram problemas para deixar o pH baixo, mas em nossa experiência é simplesmente questão de deixar a água se acomodar e não deixar o pH ficar muito alto e depois tentar ajustá-lo. Existe um período de adaptação experimental que deve se aguardar.

 

Piscina de água salgada – O que é diferente ?

Qual a diferença entre uma piscina de água salgada e uma piscina tratada pelo sistema convencional com cloro industrializado

.

Baixo teor de cloro

Piscina de água salgada – 0,5 - 1,0 ppm cloro

Piscina com tratamento tradicional – 3,0 – 10,0 ppm cloro

Nenhuma sensação de banho químico

Não usa nenhum cloro industrializado, líquido, em tabletes ou granulados .

Não precisa de algecidas

Não precisa usar  barrilha / carbonato de sódio

Conforto

Não utilizando  produtos químicos  desagradáveis , você elimina  a fonte de irritação que atormenta os usuários de piscinas : coceiras, irritações na pele , cabelos verdes, olhos vermelhos, etc..

Níveis estabilizadores controlados

Quando você usa cloro em tabletes , você deve adicionar  0, 5 Kg aproximadamente de estabilizador para cada 1 Kg de tabletes que coloca na piscina. O nível de estabilizador aumenta até 100 ppm e seu cloro torna-se ineficaz resultando em uma pobre sanitização e aparecendo algas amarelas .

Com o sistema de sal você adiciona o estabilizador quando for necessário  e assim deixa o nível baixo.O cloro se mantém muito eficaz e você precisa muito menos cloro para o perfeito funcionamento.

Em piscinas publicas, é necessário drenar o sistema quando o nível de estabilizador  exceder 100 ppm. O sistema de água salgada evita este problema.  

Controle superior de algas

Sistema de água salgada virtualmente elimina problema de algas.Isto porque o cloro que se forma na  piscina não é inibido pelos altos níveis de estabilizador

 

     Funcionamento do gerador de cloro para piscina  
      
ECOMATIC                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como opera o sistema :

O sistema completo é formado por três componentes principais , a saber :

 

Sal:
O primeiro componente é o sal , sem iodo.A piscina precisa de um nível mínimo de concentração de sal de 3.000 p.p.m ( partes por milhão ).O sal torna a água condutiva , então a eletricidade pode passar entre as placas da célula. Se o nível de sal é baixo , a produção de cloro diminui ou simplesmente para. O sal é a matéria prima de produção do cloro.

Painel de controle :

A unidade de controle contém um aparelho que energiza a célula , além de controlar a quantidade de cloro produzida ,regula também  quanto tempo a energia é aplicada na célula.
Girando o dial do equipamento para esquerda , a unidade irá aplicar potência a célula apenas uma parte do tempo , produzindo assim menos cloro .No sentido contrario ( a direita ) será aplicada potencia a célula por um período maior de tempo. 
A unidade de controle sente o nível de sal na piscina e indica a necessidade de adicionar mais sal .
Limpeza Automática da célula:  Algumas unidades vem com um sistema de limpeza automática da célula que inverte a polaridade da voltagem aplicada aos terminais da célula afim de limpar alguma camada de sujeira formada entre as placas .

Célula eletrolítica

A célula contém uma série de placas com cargas opostas .

A água salgada passando entre as placas forma a eletrólise produzindo o cloro

Escolhendo o sistema correto

 

Uma vez que você  decidiu converter sua piscina para o sistema de água salgada , você precisa localizar o equipamento que melhor se adapta  a sua piscina.

 

Há uma série de coisas  a  se considerar :

 

1.  Compre um produto que faça você se sentir confortável e atenda suas exigências.

Veja o painel de controle . Os controles são fáceis de ler? O equipamento é a prova de água , a prova de tempo? O equipamento fornece informações suficientes para diagnosticar facilmente qualquer problema?

2.  O equipamento deve produzir a quantidade de cloro necessária para sua piscina.

Esteja certo que o equipamento estará  apto a atender  suas necessidades mesmo durante épocas de muito uso .

Veja como dimensionar seu equipamento :

3.Esteja certo que os equipamentos de sua piscina sejam compatíveis com o uso de sal.

A maioria dos equipamentos de piscina hoje em dia são compatíveis com o sal. Pois são em aço inox , fibra de vidro , ou plástico etc..contudo existem peças que não são , tais como , alguns registros, alguns filtros não são apropriados para uso com o sal , verifique junto com o fabricante sobre o projeto do mesmo .

 

 

 

ESC16

60.000 litros

 

ESC24

100.000 litros

 

ESC36

150.000litros

 

ESC48

 240.000 litros

 

NOTA:  Tècnicamente a água não é considerada salgada até uma proporção de 6.000 p.p.m de sal . Até este valor é considerada  água fresca , no entanto mesmo a 3.000 p.p.m que é o caso da proporção das piscinas  pode acelerar a corrosão em algumas situações.

 

Manutenção

  
                           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                          

Controlando corretamente um gerador de cloro de água salgada

 

Existem 3 coisas muito importantes quando se usa o sistema de água salgada.

 

1.  Mantenha um nível apropriado de sal e estabilizador na piscina.

Muitos geradores de cloro com água salgada requerem de 2.500 a3.000 p.p.m de concentração na água . Isto  pode ser testado facilmente na água , mas demora para que a célula produza o cloro necessário para a piscina. Se o nível de sal na água cair muito , o sistema não está apto a produzir  o cloro rapidamente , para isto deve se adicionar o sal através de um skimmer para acelerar o processo de dissolver o sal na água.

NOTA: Se o sistema indica um baixo nível de sal , confirme com o teste de densidade

densimetro , antes de adicionar mais sal . Caso a célula esteja suja ou  fraca o aparelho pode indicar valor errado no painel de controle.

É importante também usar um estabilizador bom na água para manter a proporção de 30 a 50 p.p.m em locais com sol muito forte , senão o equipamento não conseguirá atender a demanda.
2. Ajuste corretamente o dial do painel de controle 

 O painel de controle tem um indicador onde se regula e  controla a quantidade de cloro que é gerada . Ele pode ser ajustado para manter a produção de cloro de acordo com a demanda.

3. Esteja certo que o sistema está funcionando tempo suficiente para produzir cloro  

    na quantidade adequada.

   O intervalo de tempo que o equipamento deve funcionar , durante os horários mais quentes do dia , deve ser no mínimo de  8 horas da manhã até 18 horas no verão. Quando o uso do cloro é mais intenso. O aparelho só ira´ produzir cloro enquanto a bomba estiver funcionando portanto é importante que ele trabalhe o maior tempo possível. 

Tratamento de choque

Caso o nível de cloro caia muito então é necessário fazer um tratamento de choque  afim de aumentar rapidamente o nível e evitar uma água inadequada para banho. O sistema de sal deve ser dimensionado para atender uma  quantidade considerável na saída , mas em acaso de festas  na piscina, chuvas pesadas , provavelmente será necessário suplementar o cloro .Esta é uma ocorrência rara .

É importante complementar o cloro granulado apenas o necessário Muitos proprietários usam quantidades inadequadas de cloro industrializado e seus subprodutos

Adicionando simplesmente mais sal na piscina não é suficiente para resolver o problema. Se você tem um nível baixo de cloro, isto não acelerará o processo de produção de mais cloro imediatamente para  aumentar o nível

Problemas no sistema

Problemas em piscinas de água salgada

Os proprietários de piscinas com o gerador de cloro  geralmente são pessoas satisfeitas com o equipamento, mas ocasionalmente as coisa dão errado. Quando isto acontece , usualmente  o problema se refere ao tratamento do sal ou algum procedimento de manutenção.

"O sistema parece não estar produzindo bastante cloro"

1.  Verifique o nível de sal na piscina.

Verifique o nível de sal usando um kit de teste ( mesmo que o painel de controle não indique baixo teor de sal).O nível de sal indicado no controle pode falhar , especialmente se a célula estiver com problemas principalmente de sujeiras entre as placas.  Se o nível de sal é baixo ,adicione uma quantidade apropriada e teste novamente mais tarde ou no dia seguinte.

NOTA: Se o sistema indica um baixo nível de sal , confirme com o teste de densidade

densimetro , antes de adicionar mais sal . Caso a célula esteja suja ou  fraca o aparelho pode indicar valor errado no painel de controle
2.  Verifique o nível de estabilizador na piscina

O principal propósito do estabilizador na água da piscina é ajudar a manter   o cloro a se manter na piscina sem ser dissipado pelos raios UV.( ultra violetas ). Caso não tenha muito estabilizador na água , então a piscina usa mais cloro em dias ensolarados dissipando mais rápido  e não conseguindo mantê-lo na água.Piscinas de água salgada devem ter de 60 a 80 p.p.m de estabilizador ( ácido cianúrico )

3.  Verifique os ajustes no painel de controle

Verifique os ajustes ou regulagens do painel de controle.Muitos sistemas são preparados para trabalhar de 0 a 100 % do tempo. Se a piscina  não estiver usando muito cloro , como no inverno , o ajuste deve ser  bem baixo , em caso contrário deve ser alto.
NOTA: Não regule o painel de controle mais alto que o necessário . A célula tem uma vida limite de uso , caso você ajuste nestas condições você estará reduzindo a vida útil dela.
4.  Verifique os tempos de funcionamento do conjunto motobomba , filtro , etc..

O sistema todo da piscina só irá produzir cloro enquanto a bomba estiver funcionando. Se

o painel estiver a 100% e ainda continuar não  produzindo bastante cloro , deixe a bomba ligada mais tempo.

"Adicionei mais sal mas o aparelho continua informando que o nível está baixo"

Verifique o nível do sal com o kit , se o densimetro informar que o nível está correto . inspecione então a célula. Caso haja uma camada de sujeira nas placas , faça uma limpeza com ácido muriático , conforme instruções do fabricante.

"O pH da água parece estar fora de controle e aumentando

Faça o mesmo procedimento acima , limpando as placas da célula.

 

 

Eco-Matic Salt Water Pool Systems (self cleaning)

   Fortrop

 e-mail

 Links      

Perguntas freqüentes sobre o sistema de água salgada para piscinas (FAQ´S)

É a mesma coisa que nadar no oceano ?

No oceano a concentração de sal na água é de 20.000 ppm em média, enquanto na piscina que usa este equipamento gerador de cloro  a concentração é de 3000 ppm . Nesta concentração geralmente não se consegue sentir o sal. Qualquer água com menos de 6.000 ppm é considerada água fresca , não salgada . Nossos olhos contém uma concentração de sal de 9.000 ppm, a titulo ilustrativo.

A água da piscina ainda fica  azul?

Sim, desde que o equipamento cria cloro , a água na piscina  permanece azul e muito clara.Este sistema fornece para  sua piscina a melhor água que você jamais viu.

Posso instalar este aparelho junto com meus equipamentos atuais?

Sim , desde que a água é considerada fresca até 6000 ppm , os equipamentos atuais não sofrerão corrosão maior  do que a normal.

A água se torna menos viscosa e leve ?

Sim , este é um dos maiores benefícios deste sistema de tratamento. Muitos proprietários apreciam esta qualidade da água.

Como se adiciona o sal  ?

Adiciona-se sal granulado puro ( sem iodo e outros aditivos ) na piscina de acordo com as instruções do fornecedor. Muitos fabricantes recomendam colocar o sal no fundo da piscina , outros simplesmente orientam para despejar ao longo de toda área da mesma  cuidadosamente . O sal se dissolve ràpidamente na água.

Este sistema é mais econômico?

O fato de que não precisará usar cloro industrializado ( granulado, liquido , etc..) faz com que se economize um valor significativo de dinheiro ao longo do tempo , além de facilitar e economizar em outros produtos economiza na  manutenção da piscina . Mas a principal razão para adquirir este equipamento é a fantástica qualidade da água .O dinheiro economizado é apenas o segundo motivo da compra.
 

Porque o sistema de água salgada tornou-se tão popular ?

 

Muitas pessoas que se consideram alérgicas ou sensíveis ao cloro não reagem praticamente ao cloro. O que está na realidade criando este problema do cloro ,quando na medida certa de uso, são os subprodutos e aditivos químicos incorporados ao produto industrializado. As mesmas pessoas que reclamam de reações alérgicas ao cloro, não experimentam nenhum problema em sistemas tratados com água salgada. A resposta não é a ausência de cloro. O sistema de água salgada cria seu próprio cloro puro e sem aditivos e subprodutos, na quantidade certa e necessária .

 

Qual é o custo beneficio do sistema de água salgada  para piscina ?

Economizar dinheiro não é o único objetivo da maioria dos usuários deste sistema . Eles compram pelo aumento de conforto da água tratada com este sistema para o usuário. Além disto o sistema se paga em 2 ou 3 anos  com a economia em produtos químicos e manutenção . A qualidade da água  é o melhor motivo para compra deste equipamento, afinal o importante de uma piscina é a água que se torna menos densa , pura e cristalina . Sem os inconvenientes dos tratamentos químicos que causam alergia, coceiras, cabelos esverdeados, irritação nos olhos, etc..O custo do equipamento em comparação ao custo total de uma piscina é as vezes irrisório , pessoas gastam milhares de reais para ter uma bela piscina então é justo investir uma pequena parte deste valor para ter uma água de qualidade .Afinal das contas a melhor coisa da piscina é a água.

 

Benefícios da água salgada

Descubra porque este sistema se tornou tão popular

Piscina Salgada  - Qual  é a diferença?

Veja as diferenças entre o tratamento com sal e com produtos químicos tradicionais

Como funciona o sistema de água salgada

Aprenda como criar cloro puro a partir do sal ( cloreto de sódio) sem indesejáveis subprodutos.

Como escolher um sistema de água salgada

Faça as perguntas certas quando estiver procurando o sistema e receberá o produto correto.

Manutenção de piscinas salgadas

O tratamento químico de piscinas com água salgada é muito simples, mas é diferente do tratamento normal .Veja as diferenças.

Problemas com piscinas de água salgada

Problemas que acontecem nas piscinas de água salgada são simples de resolver.Conheça alguns.

Perguntas freqüentes

Familiarize-se com o sistema de água salgada , conheça as perguntas mais freqüentes.

Escolha o produto certo para o volume e a freqüência de uso da piscina.

Dimensione e faça a escolha apropriada e adequada do sistema para sua piscina.